Como baixar o servidor Windows 2016
O Server Windows 2016 é o sistema operacional pronto para a nuvem que oferece novas camadas de segurança e inovação inspirada no Azure para os aplicativos e a infraestrutura que impulsionam seus negócios. Neste artigo, você aprenderá o que é o Server Windows 2016, quais recursos e benefícios ele oferece e como baixá-lo de duas fontes diferentes: Microsoft Evaluation Center e Microsoft Azure.
download server windows 2016
DOWNLOAD: https://tinurli.com/2vS3V7
O que é Servidor Windows 2016?
Servidor Windows 2016 é a versão mais recente do sistema operacional Windows Server lançada em outubro de 2016. Ele é baseado no kernel do Windows 10 e oferece suporte a implantações locais e na nuvem. O Server Windows 2016 foi projetado para atender às crescentes necessidades dos ambientes de TI modernos, com novos recursos como:
Máquinas virtuais protegidas: um recurso que protege as máquinas virtuais contra acesso não autorizado ou adulteração, criptografando-as e garantindo que sejam executadas apenas em hosts aprovados.
Storage Spaces Direct: Um recurso que permite armazenamento altamente disponível e escalável usando discos locais em servidores, sem a necessidade de nenhum hardware ou software adicional.
Réplica de armazenamento: um recurso que fornece replicação síncrona ou assíncrona de volumes ou clusters para fins de recuperação de desastres.
Rede definida por software: um recurso que permite criar e gerenciar redes virtuais usando um controlador e políticas centralizados, sem a necessidade de dispositivos físicos de rede.
Recursos e benefícios do Server Windows 2016
Algumas das principais características e benefícios do Server Windows 2016 são:
Segurança aprimorada: Server Windows 2016 oferece várias camadas de proteção, como Credential Guard, Device Guard, Just Enough Administration, Just In Time Administration e Windows Defender Advanced Threat Protection, para ajudar a prevenir violações e detectar ataques.
Desempenho aprimorado: o Server Windows 2016 aproveita o poder das mais recentes tecnologias de hardware, como processadores escalonáveis Intel Xeon, unidades NVMe e rede RDMA, para oferecer desempenho mais rápido e eficiente para suas cargas de trabalho.
Maior inovação: o Server Windows 2016 permite que você aproveite os serviços e ferramentas de nuvem oferecidos pelo Microsoft Azure, como Azure Backup, Azure Site Recovery, Azure Active Directory, Azure Monitor e Azure DevOps, para aumentar sua produtividade e agilidade.
Custo reduzido: Server Windows 2016 ajuda você a otimizar seus recursos e reduzir suas despesas operacionais usando recursos como Nano Server, Containers, Hyper-V, PowerShell Desired State Configuration e System Center Operations Manager.
Edições e opções de instalação do Server Windows 2016
O Server Windows 2016 vem em três edições principais: Datacenter, Standard e Essentials. A edição Datacenter é a mais completa e inclui todas as novidades mencionadas acima, além de virtualização ilimitada de servidores. A edição Standard inclui a maioria dos recursos, mas limita a virtualização do servidor a duas instâncias por licença. A edição Essentials foi projetada para pequenas empresas com até 25 usuários e 50 dispositivos e inclui recursos básicos como compartilhamento de arquivos, acesso remoto, backup e integração na nuvem.
O Server Windows 2016 também oferece duas opções de instalação: Server Core e Server with Desktop Experience. Server Core é a opção de instalação recomendada que fornece uma interface mínima com apenas os componentes principais do Windows Server. É ideal para implantações sem comando gerenciadas remotamente via PowerShell ou outras ferramentas de gerenciamento de servidor. Servidor com Experiência Desktop é a opção de instalação completa que fornece uma interface gráfica de usuário (GUI) completa para clientes que preferem esta opção.
Como baixar o Server Windows 2016 do Microsoft Evaluation Center
O Centro de Avaliação da Microsoft é um site que permite baixar versões de avaliação gratuitas de vários produtos da Microsoft para fins de avaliação. Você pode baixar o Server Windows 2016 do Microsoft Evaluation Center seguindo estas etapas:
Pré-requisitos e inscrição
Antes de baixar o Server Windows 2016 do Microsoft Evaluation Center, você precisa atender aos seguintes pré-requisitos:
Uma conta da Microsoft ou uma conta organizacional associada ao seu endereço de email corporativo ou escolar.
Um dispositivo que atende aos requisitos mínimos de sistema para Server Windows 2016, que são: um processador de 1,4 GHz de 64 bits, 512 MB de RAM, 32 GB de espaço em disco e um adaptador Gigabit Ethernet.
Um DVD virgem ou uma unidade flash USB com pelo menos 8 GB de espaço para criar uma mídia inicializável.
Depois de atender aos pré-requisitos, você precisa se registrar no site do Centro de Avaliação da Microsoft fornecendo seu nome, endereço de email, país e detalhes da organização. Você também precisa concordar com os termos e condições e com a declaração de privacidade. Depois de se registrar, você receberá um e-mail de confirmação com um link para baixar o Server Windows 2016.
Baixe o arquivo ISO
Depois de clicar no link no e-mail de confirmação, você será redirecionado para a página de download do Server Windows 2016. Você pode escolher entre diferentes idiomas e edições do Server Windows 2016. A opção padrão é inglês e edição Datacenter. Você também pode escolher entre as opções de instalação Server Core e Server with Desktop Experience. O tamanho do download é de cerca de 6,5 GB para Server Core e cerca de 5,7 GB para Server with Desktop Experience.
Depois de selecionar seu idioma e edição preferidos, você precisa clicar no botão Download. Você será solicitado a salvar o arquivo ISO no seu dispositivo. Você pode usar qualquer gerenciador de download ou navegador para baixar o arquivo ISO. O tempo de download pode variar dependendo da velocidade da sua internet e estabilidade da conexão.
Instale e ative a versão de avaliação
Depois de baixar o arquivo ISO, você precisa criar uma mídia inicializável usando um DVD ou uma unidade flash USB. Você pode usar qualquer ferramenta que ofereça suporte à criação de mídia inicializável a partir de arquivos ISO, como Rufus, Windows USB/DVD Download Tool ou PowerISO. Você precisa seguir as instruções da ferramenta para criar uma mídia inicializável.
Depois de criar uma mídia inicializável, você precisa inseri-la no dispositivo onde deseja instalar o Server Windows 2016. Você precisa reiniciar o dispositivo e inicializar a partir da mídia inicializável. Você verá uma tela de configuração na qual precisa selecionar seu idioma, formato de hora e moeda e layout do teclado. Então, você precisa clicar em Instalar agora.
Você será solicitado a inserir uma chave de produto ou pular esta etapa. Como você está instalando uma versão de avaliação, pode pular esta etapa e escolher uma edição do Server Windows 2016 que corresponda à que você baixou. Você também precisará aceitar os termos da licença e escolher um tipo de instalação personalizada.
Você verá uma lista de partições ou unidades onde pode instalar o Server Windows 2016. Você precisa selecionar uma que tenha espaço suficiente e formatá-la, se necessário. Então, você precisa clicar em Avançar. O processo de instalação será iniciado e pode levar algum tempo dependendo das especificações do seu dispositivo.
Após a conclusão da instalação, você será solicitado a configurar uma senha de administrador e entrar. Você verá uma tela da área de trabalho com uma marca d'água que diz "Avaliação do Windows Server 2016 Standard" ou "Avaliação do Windows Server 2016 Datacenter". Você pode começar a usar o Server Windows 2016 para fins de avaliação.
A versão de avaliação do Server Windows 2016 é válida por 180 dias a partir da data de instalação. Você pode estender o período de avaliação até três vezes usando o comando slmgr.vbs /rearm em uma janela elevada do PowerShell ou Prompt de Comando. Isso lhe dará 180 dias adicionais de cada vez.No entanto, após o término do período de avaliação, você não poderá usar o Server Windows 2016, a menos que o ative com uma chave de produto válida.
Como baixar o Server Windows 2016 do Microsoft Azure
O Microsoft Azure é uma plataforma de computação em nuvem que oferece vários serviços e soluções para criar, implantar e gerenciar aplicativos e infraestrutura. Um dos serviços que o Microsoft Azure oferece são as máquinas virtuais (VMs), que são emulações de software de computadores físicos executados nos servidores do Azure. Você pode criar e gerenciar VMs usando diferentes sistemas operacionais, incluindo Server Windows 2016.
Você pode baixar o Server Windows 2016 do Microsoft Azure seguindo estas etapas:
Pré-requisitos e inscrição
Antes de baixar o Server Windows 2016 do Microsoft Azure, você precisa atender aos seguintes pré-requisitos:
Uma conta da Microsoft ou uma conta organizacional associada ao seu endereço de email corporativo ou escolar.
Uma assinatura do Azure ou uma conta de avaliação gratuita que fornece acesso aos serviços e recursos do Azure. Você pode se inscrever para uma conta de avaliação gratuita no site do Azure fornecendo as informações do seu cartão de crédito e verificando sua identidade. Você não será cobrado a menos que atualize para uma assinatura paga.
Um dispositivo que atende aos requisitos mínimos do sistema para acessar o portal do Azure, que são: um navegador moderno, uma resolução de tela de pelo menos 1024 x 768 e uma conexão com a Internet.
Depois de atender aos pré-requisitos, você precisa entrar no portal do Azure usando sua conta da Microsoft ou conta organizacional. O portal do Azure é uma interface baseada na Web que permite criar e gerenciar seus recursos e serviços do Azure.
Escolha uma experiência de produto e uma edição
Depois de entrar no portal do Azure, você precisa escolher uma experiência de produto e uma edição do Server Windows 2016 que deseja baixar. Você pode fazer isso seguindo estas etapas:
Na página inicial do portal do Azure, clique no botão Criar um recurso no canto superior esquerdo.
Na página Criar um recurso, procure Windows Server 2016 na caixa de pesquisa e pressione Enter.
Na página de resultados da pesquisa, você verá duas experiências de produto: Windows Server 2016 VM e Windows Server 2016 Datacenter. A opção Windows Server 2016 VM permite criar uma máquina virtual com o Server Windows 2016 pré-instalado e configurado. A opção Windows Server 2016 Datacenter permite baixar o arquivo ISO da edição Server Windows 2016 Datacenter e instalá-lo em seu próprio dispositivo ou máquina virtual.
Selecione a experiência do produto que atende às suas necessidades e clique no botão Criar.
Na próxima página, você verá diferentes edições do Server Windows 2016 disponíveis para download. As edições são: Datacenter, Standard, Essentials, Datacenter com Containers, Standard com Containers, Datacenter - Server Core, Standard - Server Core e Nano Server. Você também pode ver as informações de preço e licenciamento de cada edição.
Selecione a edição que corresponde aos seus requisitos e clique no botão Criar.
Implantar e gerenciar a máquina virtual
Se você escolheu a opção de VM do Windows Server 2016, precisará implantar e gerenciar a máquina virtual que executa o Server Windows 2016. Você pode fazer isso seguindo estas etapas:
Na página Criar uma máquina virtual, você precisa fornecer algumas informações básicas para sua máquina virtual, como: nome do grupo de recursos, nome da máquina virtual, região, opções de disponibilidade, tipo de imagem, tamanho, nome de usuário e senha do administrador, regras de porta de entrada etc.
Depois de preencher as informações necessárias, clique no botão Revisar + criar na parte inferior da página. Você verá um resumo das configurações de sua máquina virtual e um status de validação.Se tudo estiver correto, clique no botão Criar para começar a implantar sua máquina virtual.
O processo de implantação pode levar alguns minutos, dependendo da velocidade da rede e da disponibilidade de recursos. Você pode monitorar o progresso de sua implantação no painel Notificações no canto superior direito do portal.
Após a conclusão da implantação, você verá uma notificação que diz "Sua implantação está concluída". Você pode clicar no botão Ir para o recurso para acessar a página de detalhes da sua máquina virtual.
Na página de detalhes da máquina virtual, você pode ver várias informações e opções para sua máquina virtual, como: visão geral, log de atividades, métricas, discos, rede, backup, segurança, extensões etc.
Para se conectar à sua máquina virtual remotamente usando o Remote Desktop Protocol (RDP), você precisa clicar no botão Conectar na parte superior da página. Você verá uma janela pop-up que mostra como baixar e usar um arquivo RDP para se conectar à sua máquina virtual. Você também precisará inserir seu nome de usuário e senha de administrador que você forneceu durante o processo de criação.
Depois de se conectar à sua máquina virtual usando RDP, você verá uma tela da área de trabalho com uma marca d'água que diz "Windows Server 2016 Standard" ou "Windows Server 2016 Datacenter". Você pode começar a usar o Server Windows 2016 para fins de avaliação.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como baixar o Server Windows 2016 de duas fontes diferentes: Microsoft Evaluation Center e Microsoft Azure. Você também aprendeu o que é o Server Windows 2016, quais recursos e benefícios ele oferece e como instalá-lo e ativá-lo em seu dispositivo ou máquina virtual. O Server Windows 2016 é o sistema operacional pronto para a nuvem que oferece novas camadas de segurança e inovação inspirada no Azure para os aplicativos e a infraestrutura que impulsionam seus negócios.Você pode baixar o Server Windows 2016 do Microsoft Evaluation Center gratuitamente por 180 dias ou do Microsoft Azure por um preço pré-pago. Você também pode escolher entre diferentes idiomas, edições e opções de instalação do Server Windows 2016 de acordo com suas necessidades e preferências. Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo para você. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Server Windows 2016 e como baixá-lo:
Quais são as diferenças entre o Servidor Windows 2016 e o Servidor Windows 2019?
Servidor Windows 2019 é a versão mais recente do sistema operacional Windows Server lançada em novembro de 2018. Ele é baseado no kernel do Windows 10 versão 1809 e oferece suporte a implantações locais e na nuvem. O Server Windows 2019 é uma evolução do Server Windows 2016, com novos recursos e melhorias como:
Nuvem híbrida: um recurso que permite integrar seus servidores locais com serviços e ferramentas do Azure, como Azure File Sync, Azure Backup, Azure Site Recovery, Azure Network Adapter, etc.
Infraestrutura hiperconvertida: um recurso que permite combinar computação, armazenamento e rede em um único cluster usando tecnologias definidas por software, como Storage Spaces Direct, Software-Defined Networking e Hyper-V.
Suporte Linux: um recurso que permite executar contêineres Linux no Windows Server usando o isolamento Hyper-V ou o subsistema Windows para Linux.
Centro de administração do Windows: um recurso que permite gerenciar seus servidores, clusters, infraestrutura hiperconvertida e PCs com Windows 10 usando uma interface gráfica do usuário baseada na Web.
Você pode baixar o Server Windows 2019 das mesmas fontes que o Server Windows 2016: Microsoft Evaluation Center e Microsoft Azure.
Como posso atualizar do Server Windows 2016 para o Server Windows 2019?
Você pode atualizar do Server Windows 2016 para o Server Windows 2019 usando um dos seguintes métodos:
Atualização no local: um método que permite atualizar seu servidor existente sem perder nenhum dado ou configuração. Você precisa baixar o arquivo ISO do Server Windows 2019 e executar o arquivo setup.exe em seu servidor. Você será guiado pelo processo de atualização e solicitado a reiniciar o servidor várias vezes. Esse método é recomendado para servidores com funções e recursos mínimos instalados.
Instalação limpa: um método que permite instalar uma nova cópia do Server Windows 2019 em seu servidor. Você precisa criar uma mídia inicializável usando um DVD ou uma unidade flash USB e inseri-la em seu servidor. Você será solicitado a formatar sua unidade e escolher uma edição do Server Windows 2019. Esse método é recomendado para servidores que possuem funções e recursos complexos instalados ou que precisam de um aumento de desempenho.
Migração: Um método que permite transferir seus dados e configurações de um servidor para outro. Você precisa criar um novo servidor com o Server Windows 2019 instalado e usar ferramentas como Storage Migration Service, Active Directory Migration Tool ou Robocopy para migrar seus dados e configurações. Este método é recomendado para servidores que possuem funções e recursos críticos instalados ou que precisam de uma atualização de hardware.
Como posso obter uma chave de produto para o Server Windows 2016?
Se você deseja ativar o Server Windows 2016 com uma chave de produto, você precisa adquirir uma licença da Microsoft ou de um revendedor autorizado. Você pode escolher entre diferentes modelos de licenciamento, como:
Licenciamento por núcleo: um modelo que cobra com base no número de núcleos físicos em seu servidor. Você precisa adquirir um mínimo de 16 licenças de núcleo por servidor e 8 licenças de núcleo por processador. Este modelo se aplica às edições Datacenter e Standard do Server Windows 2016.
Licenciamento por usuário/por dispositivo: um modelo que cobra de você com base no número de usuários ou dispositivos que acessam seu servidor. Você precisa adquirir uma Licença de Acesso para Cliente (CAL) para cada usuário ou dispositivo.Este modelo se aplica à edição Essentials do Server Windows 2016.
Como posso obter suporte técnico para o Server Windows 2016?
Se você precisar de suporte técnico para Server Windows 2016, poderá usar um dos seguintes recursos:
Suporte da Microsoft: um serviço que fornece assistência online, suporte por telefone, suporte por chat e opções de autoajuda para vários problemas relacionados ao Server Windows 2016. Você pode acessar o Suporte da Microsoft no site da Microsoft ou no portal do Azure.
Microsoft Docs: um site que fornece documentação, tutoriais, guias e referências para vários produtos e serviços oferecidos pela Microsoft, incluindo Server Windows 2016. Você pode acessar o Microsoft Docs no site da Microsoft ou no portal do Azure.
Microsoft Community: Um fórum que permite fazer perguntas, compartilhar experiências e obter respostas de outros usuários e especialistas do Server Windows 2016. Você pode acessar o Microsoft Community no site da Microsoft ou no portal do Azure.
Microsoft Learn: uma plataforma que oferece cursos online gratuitos, vídeos, laboratórios e questionários para ajudá-lo a aprender e dominar o Server Windows 2016 e outras tecnologias da Microsoft. Você pode acessar o Microsoft Learn no site da Microsoft ou no portal do Azure.
Como posso saber mais sobre o Server Windows 2016?
Se você quiser saber mais sobre o Server Windows 2016, pode usar um dos seguintes recursos:
Microsoft Ignite: um evento anual que apresenta as mais recentes inovações, insights e habilidades da Microsoft e seus parceiros. Você pode assistir a sessões ao vivo ou sob demanda, demonstrações e palestras sobre vários tópicos relacionados ao Server Windows 2016 e outras tecnologias da Microsoft. Você pode acessar o Microsoft Ignite no site da Microsoft ou no portal do Azure.
Microsoft Virtual Academy: Um site que oferece cursos de treinamento online gratuitos, vídeos e ebooks sobre vários tópicos relacionados ao Server Windows 2016 e outras tecnologias da Microsoft. Você pode acessar a Microsoft Virtual Academy no site da Microsoft ou no portal do Azure.
Microsoft Channel 9: um site que apresenta vídeos, podcasts, blogs e eventos sobre vários tópicos relacionados ao Server Windows 2016 e outras tecnologias da Microsoft. Você pode acessar o Microsoft Channel 9 no site da Microsoft ou no portal do Azure.
0517a86e26
Comments